Na segunda-feira (16/01) teve início o BBB23, o reality mais assistido do Brasil e, como sempre, a entrada dos brothers na casa virou assunto nas redes sociais. Uma mudança chamou atenção dos internautas: este ano os participantes fizeram uma autodescrição no início dos vídeos de apresentação.
Leia Mais
Tais Araújo passa bastão de protagonista para Sheron MenezzesBig Brother Brasil 23 tem número recorde de participantes negros na casaPrimeiro caso tipificado como racismo é registrado no Distrito FederalBBB23: Fred Nicácio fala de sexualidade e beija Gabriel Santana Cezar Black é criticado ao defender Rodolffo de racismo no BBB21'Diversos Horizontes' seleciona participantes para trabalho artístico em BHTambém foram descritas outras características como tatuagens, unhas pintadas e sardas. A mudança foi lida como um passo na direção da inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão e elogiada pelos espectadores.
“Perceberam? Todos os participantes do #bbb2023 estão se descrevendo pra quem tem deficiência visual de uma forma bem natural. Gostei porque sempre tenho curiosidade para saber como são as pessoas!”, escreveu Gustavo Torniero, jornalista, ativista e secretário da juventude da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). “Existem várias formas de incluir acessibilidade um conteúdo. Esse é um exemplo simples de como fazer isso de forma divertida”, completa.
Entretanto, alguns internautas também apontaram a falta de preparo dos participantes ao fazerem a audiodescrição, uma vez que não houve um padrão e foi usado adjetivos subjetivos como “bonito” e “gostoso”.
Confira os comentários
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.