Jornal Estado de Minas

SEM PRECONCEITO

Carnaval sem sopa de letrinhas: guardas de Aracaju dançam contra LGBTfobia


Um vídeo publicado pela Prefeitura de Aracaju (SE) em que guardas civis municipais de Aracaju dançam ao som da marchinha “Maria Sapatão”, de Chacrinha e João Roberto Kelly, viralizou nas redes sociais. O comercial tem como slogan “LGBTQIAP+ não é sopa de letrinhas” e tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento da discriminação contra essa comunidade durante o Carnaval.




 
 

O vídeo chamou atenção pelo tom bem-humorado, que mostra a guarda municipal Valéria, que é lésbica e mãe, cantando a marchinha de Carnaval. O comercial segue, então, para um outro oficial que fala que “LGBTQIAP não é sopa de letrinhas, é diversidade, é amor e desrespeitar é crime”, indicando ligar para o número 153 e denunciar caso ocorra qualquer situação que envolva discriminação.

Para o Carnaval, a Prefeitura de Aracaju tem trabalhado em vídeos como este para tratar de outras temáticas, como o abuso de bebidas alcoólicas e o assédio e a importunação sexual, indicando, além da denúncia pelo canal principal da Guarda Civil (153), um número de WhatsApp caso haja preferência por mensagens de texto.
 
 
 
 
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.