O Mallorca comunicou que vai expulsar o torcedor de 20 anos que insultou de maneira racista o brasileiro Vini Jr durante o jogo contra o Real Madrid o dia 5 de fevereiro. Ele também ofendeu Samu Chukwueze pouco tempo depois.
"Em nenhum caso se vai aceitar que gente desse tipo pertença a um clube e uma torcida que não são assim", disse Alfonso Díaz, CEO do Mallorca, ao Europa Press.
Leia Mais
Acadêmicos de Venda Nova leva África para Desfile de Escolas de Samba de BHVídeo: mulher destrói estátua de escravizado e é presaDeputada de MG compõe coordenação da Frente Parlamentar Mista AntirracismoTrabalhadores em situação análoga a escravidão no RS voltam para casa'Me descobri negra ao ser chamada para ser modelo em um curso de maquiagem''Pantera Branca'?: IA cria versão branca de personagens de Pantera Negra
O canal "DAZN" flagrou ao menos um torcedor gritando para o atacante: "Vinicius, macaco! É um p*** macaco".
"Desde o primeiro momento colaboramos intensamente tanto com a polícia como com a La Liga para identificar essa pessoa. Não vamos aceitar que gente desse tipo seja parte da nossa família", disse o CEO.
- Internet aponta atitude racista de Cara de Sapato com Fred Nicácio
No domingo, um jornal espanhol informou que a polícia havia identificado o torcedor. Isso aconteceu por meio de um drone usado pela Brigada de Segurança Cidadã da polícia de Mallorca para filmar as arquibancadas do estádio no dia da partida.
As imagens do drone também mostraram que o torcedor voltou a repetir ofensas racistas no jogo contra o Villarreal contra o jogador Samu Chukwueze.
O torcedor foi fichado pela polícia e agora enfrentará acusação por crime de ódio. Além disso, será julgado na Lei Geral do Esporte da Espanha e pode ter que pagar multa de 3 mil euros (R$ 16,61 mil) e uma proibição de no mínimo seis meses de entrar em recintos esportivos.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.