No vídeo, é possível ver que a mulher apresentava sinais de embriaguez quando tenta brigar com a estátua, puxando-a pelas mãos e batendo no rosto da escultura. Por um momento, ela parece desistir e se afasta, mas retorna e empurra a estátua, derrubando-a e, então, sai caminhando tranquilamente.
Leia Mais
Internet aponta atitude racista de Cara de Sapato com Fred NicácioAcadêmicos de Venda Nova leva África para Desfile de Escolas de Samba de BHProjeto leva empreendedores negros para o Vale do SilícioBanana é jogada em campo enquanto ex-atleticano deixa partida na Rússia'Me descobri negra ao ser chamada para ser modelo em um curso de maquiagem''Pantera Branca'?: IA cria versão branca de personagens de Pantera NegraTorcedor que gritou ofensas racistas para Vini Jr e Chukwueze é expulsoA estátua do escravo Francisco homenageia o último homem escravizado a morrer por pena de morte no Brasil. Ele foi condenado à forca em abril de 1876 e, em março de 2022, sua escultura foi divulgada nas redes sociais pela primeira vez pelo artista pilarense Alex Costa, em comemoração aos 150 anos do município de Pilar.
O artista afirma que ficou triste e chocado com o ataque, afirmando que nunca havia passado por situação parecida. “Foi uma luta gigante para trazer ao município esse fato histórico e ver esse monumento terminar dessa forma é triste. Justiça a esses atos de vandalismo é o que peço”, escreveu ele em suas redes sociais.
A estátua já foi recolhida pela prefeitura e será avaliada por Alex Costa para possíveis reparos.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.