Jornal Estado de Minas

VANDALISMO

Vídeo: mulher destrói estátua de escravizado e é presa

Uma mulher de 48 anos foi presa e levada para a Central de Flagrantes em Pilar, interior de Alagoas, na manhã dessa terça-feira (21/2), após derrubar e quebrar a estátua do escravo Francisco, um monumento histórico da cidade. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ela tenta puxar e empurra a estátua.





No vídeo, é possível ver que a mulher apresentava sinais de embriaguez quando tenta brigar com a estátua, puxando-a pelas mãos e batendo no rosto da escultura. Por um momento, ela parece desistir e se afasta, mas retorna e empurra a estátua, derrubando-a e, então, sai caminhando tranquilamente.

Após denúncias, a Guarda Civil Municipal de Pilar conseguiu identificar a mulher e ela foi presa em flagrante por dano ao patrimônio público. De acordo com um relato dos agentes à Polícia Civil, foi confirmado que a mulher realmente não parecia estar sóbria.
 
Leia: Deputada de MG compõe coordenação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo 

A estátua do escravo Francisco homenageia o último homem escravizado a morrer por pena de morte no Brasil. Ele foi condenado à forca em abril de 1876 e, em março de 2022, sua escultura foi divulgada nas redes sociais pela primeira vez pelo artista pilarense Alex Costa, em comemoração aos 150 anos do município de Pilar.




 
Leia: Anielle: 'Brasil vive racismo institucional e deve ampliar Lei de Cotas' 
 
 

O artista afirma que ficou triste e chocado com o ataque, afirmando que nunca havia passado por situação parecida. “Foi uma luta gigante para trazer ao município esse fato histórico e ver esse monumento terminar dessa forma é triste. Justiça a esses atos de vandalismo é o que peço”, escreveu ele em suas redes sociais.
 
Leia: Fatou Ndiaye: influencer luta contra abuso on-line após sofrer racismo 

A estátua já foi recolhida pela prefeitura e será avaliada por Alex Costa para possíveis reparos.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.