(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGURANÇA DA MULHER

Deputada Lohanna propõe projeto para reduzir assédio em eventos públicos

A proposta das "Tendas Violetas" visa implementação em eventos públicos para prevenção e acolhimento de mulheres que possam ser vítimas de assédio sexual


25/02/2023 15:51 - atualizado 25/02/2023 16:29

Lohanna é uma mulher branca de cabelos e olhos castanhos. Na foto, ela fala em frente a um microfone e usa uma camisa branca de mangas longas. Em suas mãos, há uma folha de papel.
Deputada Lohanna (PV) lança mais um projeto de lei em defesa da segurança das mulheres (foto: Câmara de Divinópolis/Divulgação)

deputada estadual Lohanna (PV) protocolou o projeto de lei nº 274/2023 que cria o Programa “Tendas Violetas” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposta é de que tendas na cor violeta sejam implementadas em eventos de grande porte, sejam eles culturais, festivos ou de lazer, realizados em logradouros públicos, visando a prevenção de abuso, assédio e importunação sexual, assim como o acolhimento às vítimas.

O simples ato de protocolar um projeto não significa que os deputados irão, necessariamente, analisá-lo, mas a iniciativa parte de estatísticas que Lohanna considera preocupantes. “Precisamos reduzir os números [de casos de agressão de tipo sexual em Minas Gerais] de maneira rápida e eficaz. Nosso mandato vai trabalhar muito em conjunto com a sociedade e autoridades para a implementação de políticas públicas eficientes para a proteção das mulheres”, afirmou a deputada.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), de janeiro a maio de 2022, foram registrados 1.723 casos de agressões de tipo sexual no estado. Os números são 10% maiores em relação ao mesmo período do ano em 2021, quando foram contabilizados 1.568 casos.

O PL prevê a articulação entre a SEJUSP, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a implementação das tendas, que deverão ser utilizadas em eventos cuja estimativa de público seja igual ou superior a 5 mil pessoas. A cor violeta foi escolhida por ser símbolo da luta contra a violência à mulher e servirá como indicativo de situações que demandam atenção e cuidado.

Entre as ações que deverão ser disponibilizadas nas tendas, estão acolhimento, orientação e acompanhamento à vítima; auxílio à vítima para a localização de amigos e familiares; disponibilização à vítima de registros, se houver, de imagens para a identificação e a localização do agente violador; materiais informativos sobre a prevenção da violência sexual, com a finalidade de alertar a sociedade sobre a importância do consentimento evidente antes de toda e qualquer interação sexual; e canal físico e virtual para acionamento imediato de rede pública de apoio e secretarias competentes.

“A decisão sobre como agir também não surge de modo instantâneo na mente das vítimas, que muitas vezes estão confusas e indecisas quanto ao cabimento de uma denúncia às autoridades policiais. É nessas circunstâncias que vai atuar a equipe das Tendas Violetas, treinada e capacitada pelo poder público, ao qual cabe também a disponibilização da estrutura e do apoio logístico para o pleno funcionamento da iniciativa”, destacou Lohanna. 

Em caso de análise e aprovação do projeto de lei, deverá ser criada uma estrutura de qualificação e capacitação de gestores e colaboradores sobre como proceder em caso ou suspeita de abuso, assédio e importunação sexual em eventos públicos, além de tratamento eficiente de todas as denúncias recebidas através dos órgãos e autoridades competentes para garantir a apuração e, se for o caso, a aplicação da punição aos responsáveis.
 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)