(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ANCESTRALIDADE E CULTURA

Museu oferece oficina sobre os saberes das festas de reinado

Oficina 'Toadas do Reinado' promove a aproximação da população ao mundo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário


01/03/2023 12:49 - atualizado 01/03/2023 15:51

Registro da Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário
Guarda de Moçambique Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário (foto: Arquivo pessoal)

As inscrições para a oficina de "Toadas do Reinado", realizada pelo Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, estão abertas a todos os interessados até esta quinta-feira (2/3). Os participantes vão aprender alguns conhecimentos introdutórios para uma aproximação ao mundo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, uma tradição diversa e cheia de complexidades de função ritual.

Serão realizados quatro encontros presenciais em 4, 11, 18 e 25 de março, das 14h às 18h. Os temas abordados serão Introdução ao Reinado de Nossa Senhora do Rosário no Reino Treze de Maio; Guarda de Congo; Guarda de Moçambique; e Rainha Conga e Rei Congo. Todas as aulas serão ministradas por componentes do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.


Reinado de Nossa Senhora do Rosário

O reinado é uma festa tradicional, muito presente em Minas Gerais, em honra da nossa senhora do rosário, padroeira dos negros. A festa é composta por música e dança realizada por suas guardas e organizada pelos Reinos,  confrarias espalhadas pelas diversas cidades do Brasil.

“O que a gente faz é uma reza. Só que é uma reza feita a partir da ancestralidade Bantu, então ela é dançada, cantada e comida, porque a comida é uma coisa muito importante na festa do rosário”, explica Mamutte, dançante da Guarda de Congo do Reino Treze de Maio e um dos organizadores da oficina.
Mamute também conta que os reinados é um religamento com a ancestralidade negra que foi violentamente sequestrada e escravizada e que essa tradição é uma maneira de criar uma comunidade para essas famílias que foram dizimadas, tendo na rainha conga uma figura matriarcal, que reúne a comunidade. Além disso, ele também explica que as festividades do sagrado não estão separadas da vida social, sendo uma marca da cosmovisão bantu.

Reino Treze de Maio

O Reino Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário foi fundado em 1944 por Maria Cassimira das Dôres, conhecida como Preta Véia, junto com seu filho Ephigênio Casemiro. Hoje, a neta da matriarca Preta Véia, Rainha Belinha, mantém o legado da avó, da mãe, e dos antepassados.
Esse Reino é marcado por suas fardas roxas e azuis e possui duas Guardas diversas , com danças, toadas, marchas, instrumentos, coroas, rosários de contas de lágrimas, espadas, bandeiras, saberes e fazeres rituais que compõem a festa, cheia de sons, imagens e sabores, com levantamento de bandeiras, coroação de Reis e Rainhas, cortejos e Missa Conga.

Serviço
Oficina de "Toadas do Reinado"
Inscrições:
até 02/03 pelo formulário:
Datas: 4, 11, 18 e 25 de março
Horário: 14h às 18h
Local: Muquifu - Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)