(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Pastor denuncia ataques e boicote a festival sobre religiões

Mesa Festival 2023 vai debater questões sociais com ênfase na pluralidade religiosa e contará com representantes de diversas religiões


07/03/2023 13:06 - atualizado 07/03/2023 13:36

Pastor Fillipe Gibran, em pregação na Comuna do Reino. Ele está de roupa preta e ao fundo tem uma parede verde e um banner escrito Comuna do Reino
Pastor Fillipe Gibran afirma que o evento do qual é co-organizador está sofrendo boicotes (foto: Arquivo Pessoal)
O pastor evangélico antifundamentalista Fillipe Gibran, co-organizador do Mesa Festival 2023, que acontecerá em 11 de março, em Belo Horizonte, publicou em suas redes sociais que o evento está sendo alvo de comentários de ódio e de boicotes. 
 
 
Em sua terceira edição, o festival pretende ser um espaço aberto para ampliar a discussão sobre diversidade religiosa em BH. O evento contará com a participação de representantes religiosos evangélicos, islâmicos, de religiões afro-brasileiras, entre outras. 
 
 
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, o pastor comentou que os ataques não são recentes em seu perfil. Segundo Fillipe, eles existem desde 2016 e se intensificaram em 2018 em razão da utilização da fé no campo político. Após o início da divulgação dos eventos, que já tiveram outras duas edições, os ataques ficaram mais frequentes e fortes. 

Fillipe contou que, nas edições passadas, não havia o enfoque no debate amplo sobre a pluralidade da fé, o que tornou a organização e a parte burocrática era mais simples. Este ano, na edição de 2023, focada no debate religioso envolvendo religiões que sofrem racismo religioso e diversos preconceitos, estão enfrentando dificuldades na organização.

“Os lugares não querem alugar o espaço”, afirmou o pastor, indignado com o boicote. “Nos outros anos, quando não divulgamos amplamente que seria um evento com várias religiões, não tivemos nenhuma dificuldade de alugar um local.” completou. 

Nas redes sociais, o pastor busca discutir questões raciais, de gênero e sociais. “O mundo inteiro está discutindo machismo, racismo, transfobia, LGBTfobia, por que nós não deveríamos? Por que as religiões devem se omitir dessa responsabilidade?” perguntou durante a entrevista. 
 
 
Ele também contou que teve contas grandes, em que pregava e discutia temas sociais, derrubadas por denúncias anônimas nas redes sociais e está esperando explicações da justiça sobre o fato. Disse ainda que, nas publicações referentes ao evento, sempre surgem comentários de cunho racista e intolerantes, em diversas formas. 
 

Mesa Festival 2023


O Mesa Festival busca reunir líderes religiosos, estudiosos e pesquisadores de diversas religiões para discutir temáticas sociais sob a óptica da fé de cada um. 


O festival também conta com apresentações musicais e busca acontecer de forma descontraída, democrática e respeitosa entre as partes envolvidas. 

O objetivo é promover a troca de saberes entre as diferentes vivências e formas de ver a sociedade sob a óptica das religiões, de modo a promover desconstrução e demonstrar que existem outras formas de manifestar fé.

O evento é organizado pela Gás Produtora. 
 
*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)