A próxima novela das 21h da TV Globo, “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco, terá um romance entre duas mulheres. O casal será protagonizado pelas atrizes Renata Gaspar, que atuou na novela “Um Lugar ao Sol” no papel de Stephany, e Camilla Damião, que interpretou Eunice no filme “Marte Um”.
De acordo com a colunista Patrícia Kogut, Renata será Mara, dona de uma transportadora que é casada com Elias (Lourinelson Vladmir), um homem abusivo. Ela se envolverá em um romance com uma mulher mais jovem, Menah, vivida por Camilla.
Leia Mais
Brendan Fraser é o 6º ator hétero a ganhar o Oscar por um personagem gayTV Globo: ex-diretor afastado por racismo falou de 'tropa de choque branca'País precisa de norma nacional para políticas LGBTQIA+, diz secretáriaJustiça venezuelana anula artigo que criminalizava militares homossexuaisEx-ator pornô, professor vence processo contra universidade que o demitiuAline também será interesse amoroso dos irmãos Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond), filhos de Antônio La Selva (Tony Ramos), poderoso produtor que deseja tomar as terras da mocinha e que é casado com Irene (Gloria Pires), a grande vilã da trama. A trama entrará no lugar de "Travessia" e tem previsão de estreia no fim de março.
Trabalhos anteriores das atrizes
Renata Gaspar já possui uma extensa carreira no cinema e no teatro. Além de seu trabalho em “Um Lugar ao Sol”, Renata Gaspar também já atuou em séries de TV, como "Tá no Ar: A TV na TV", "Chapa Quente", "Sob Pressão" e “Pais de Primeira”.
Atualmente, a atriz faz, junto com a atriz Mayara Constantino, o podcast “Se Demorar a Gente Espera”e acaba de lançar o filme “Fervo”.
Já Camilla Damião, nascida no Rio de Janeiro (RJ) e criada em Belo Horizonte (MG), estreará nas telinhas com “Terra e Paixão”. No cinema, fez parte do elenco de “Marte Um” como uma das protagonistas. O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023, mas não chegou a concorrer ao prêmio.
Histórico na TV aberta
A TV Globo já abordou o amor entre mulheres em outras novelas. A primeira vez foi em 1998, com “Torre de Babel”, na qual Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni) formavam um casal. O romance, no entanto, durou pouco por ter rejeição do público, o que resultou na morte precoce das personagens.
Mais recentemente, em 2014, a novela “Alto Astral” colocou as duas atrizes juntas novamente – nos papéis de Úrsula e Maria Inês, respectivamente – para relembrar a cena da morte em 1998, mas com um final melhor: as duas sobrevivem.
Também em 2014, “Em Família” foi responsável por juntar Marina (Giovanna Antonelli) e Clara (Tainá Müller) se casando com o mesmo vestido de noiva em um romance doce, levantando questões de maternidade em relacionamentos entre mulheres.
“Babilônia”, de 2015, teve um casal lésbico mais maduro, estrelando Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg), ambas com 85 anos de idade.
Na novela de época “Liberdade, Liberdade”, de 2016, Mimi (Yanna Lavigne) e Gironda (Hanna Romanazzi) também trocaram beijos em um rio na novela de época.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.