A banda Coldplay vem mostrando que é possível realizar um show de grandes proporções tendo o público como protagonista. Para isso, o grupo britânico se preocupa em tornar o evento acessível para todos, com soluções para promover inclusão de fãs PCDs.
Coldplay desembarcou no Brasil para uma série de shows que tiveram início dia 11 de março, em São Paulo, e terminam dia 28 deste mês no Rio de Janeiro. Em todas as apresentações é possível entrar em contato com a organização através do e-mail access@coldplay.com para informar sobre as necessidades do fã que irá ao show, solicitar equipamentos especiais e enviar sugestões para tornar os shows mais inclusivos.
Na vibração da música
Uma das iniciativas para a inclusão de fãs com deficiência auditiva foi a distribuição gratuita de subpacs, coletes sensoriais que vibram junto com a frequência da música que está sendo apresentada. Também são distribuídos fones de ouvido especiais, que amplificam os sons para aqueles com audição residual e abafam os sons mais estridentes para aqueles que apresentam hipersensibilidade sonora.
Um intérprete de língua de sinais também faz parte das apresentações da banda. Além disso, o próprio Chris Martin, vocalista da banda, também faz a interpretação de uma das músicas. Já os fãs com deficiência visual terão a oportunidade de ir aos locais dos shows para visitas sensoriais guiadas.
TEVE LÍNGUA DE SINAIS NO COLDPLAY SIM!!! %uD83E%uDD79%uD83E%uDD27%uD83E%uDD73%uD83E%uDD29 pic.twitter.com/9sO9XhZ7wX
%u2014 bey bey (@biancarjesus) March 15, 2023
“Queremos que nossos shows ao vivo sejam o mais inclusivos e acessíveis possível”, escreveu a banda ao lado de um vídeo de fãs curtindo um show usando um subpac.
Inclusão social
Para a atual turnê o Coldplay seguiu a tradição de entrar em contato com instituições que promovem ações sociais nas cidades onde se apresentam.
Nos shows realizados em São Paulo, o Coldplay fez uma parceria com a organização SP Invisível, que tem como objetivo humanizar o olhar da sociedade em relação a população de rua de São Paulo, e convidou quatro moradores de rua para assistirem à apresentação da banda.
Coldplay convida moradores de rua para assistir a seu show em São Paulo
Preocupação com o futuro
A banda também tem longa tradição com ações que ajudam a preservar o planeta. Para essa turnê tem como objetivo diminuir a pegada de CO2 gerada pelas apresentações, desde formas mais sustentáveis de geração energia até uma logística mais consciente.
As tradicionais pulseiras que emitem luz de acordo com a música tocada também foram desenhadas para serem mais sustentáveis. Nesta edição ela é fabricada em material 100% biodegradável e deve ser devolvida ao final de cada show para que possa ser esterilizada e levada para o próximo local de show. Os componentes eletrônicos também serão reaproveitados para pulseiras de shows futuros.
Próximas apresentações:
Curitiba - Estádio Couto Pereira
21 de março de 2023 (terça-feira)
22 de março de 2023 (quarta-feira)
Rio de Janeiro - Estádio Nilton Santos Engenhão
25 de março de 2023 (sábado)
26 de março de 2023 (domingo)
28 de março de 2023 (terça-feira)
Para solicitar equipamentos de acessibilidade para os shows do Coldplay envie e-mail para: access@coldplay.com
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.