(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Deputados aprovam projetos que amparam pessoas com deficiência em MG

Projetos têm como objetivo incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e substituir expressões preconceituosas presentes nas leis


22/03/2023 16:31 - atualizado 22/03/2023 18:36
1156

 Reunião ordinária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Projetos de leis que beneficiam pessoas com deficiência são aprovados no Dia Mundial da Síndrome de Down (foto: Willian Dias/Divulgação)
O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (22/3), um projeto de lei que, originalmente, tinha o objetivo de obrigar as empresas prestadoras de serviços aos órgãos e entidades do Estado a contratar pessoas com síndrome de Down. 

A sanção do Projeto de Lei (PL) 1.140/15, do deputado Gustavo Valadares (PMN), foi votada em uma reunião extraordinária e aprovada em 2° turno. Além da votação, a Assembleia realizou uma audiência pública sobre a luta pela igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.

O projeto altera a lei 8.193, aprovada em 1982, que dispõe sobre o apoio e a assistência às pessoas deficientes. O texto foi aprovado em Plenário com mudanças incluídas em 1° turno, para incluir pessoas com deficiências em geral, não somente pessoas com síndrome de Down.
 

Projeto para alterar terminologia preconceituosa

O Projeto de Lei 3.387/21, do deputado Zé Guilherme (PP), também foi aprovado em 2° turno. O texto propõe a alteração da terminologia utilizada para fazer referência às pessoas com deficiência. Em vez de usar a expressão "pessoa portadora de deficiência", as leis passarão a usar "pessoas com deficiência".

De acordo com o autor do projeto, a frase a ser substituída é inadequada e preconceituosa. 

"As pessoas com deficiência são um público marginalizado e precisam ser respeitadas, essa mudança é um gesto simples e um passo para acabar com o olhar pejorativo da sociedade sobre eles", afirmou o deputado durante a discussão em Plenário.

Após análise da Comissão de Redação e aprovação em redação final em Plenário, os dois projetos serão encaminhados para sanção do governador.

A escolha da data 

A Reunião Extraordinária e a Audiência Pública aconteceram no dia 21 de março por um motivo. Nessa data é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down, criado para conscientizar e garantir que as pessoas com essa síndrome tenham as mesmas oportunidades que as demais pessoas.

Também em comemoração à data, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais manterá acesa a fachada do Palácio da Inconfidência nas cores azul e amarelo até a próxima segunda-feira (27/3).  As cores são símbolos da comemoração.
 
*Estagiária sob supervisão 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)