Um homem viralizou nas redes sociais com um discurso de ódio após confundir a sinalização em uma vaga de carro para pessoas neurodiversas – ou seja, com diferenças de neurocognição – com a diversidade sexual expressa na sigla LGBTQIA+. A gravação foi feita na área de estacionamento de um shopping em Palmas, no Tocantins. Enquanto filma, ele faz ataques homofóbicos e finaliza com críticas ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Leia Mais
Deputados aprovam projetos que amparam pessoas com deficiência em MGEtarismo: universitária discriminada pela idade registra BO contra autorasPsicóloga cria primeira ONG voltada para a população LGBT+ com deficiênciaConselho LGBTQIA+ é reativado pelo ministério dos Direitos HumanosConheça 11 lideranças trans brasileiras para se inspirarMorre Darcelle XV: a Drag Queen mais velha do mundo Pessoas trans que já passaram por transição são mais felizes, diz pesquisaNova lei nos EUA obriga trans a usar banheiro conforme gênero de nascimento“Vistos como desiguais e inferiores, nos tornamos alvos frequentes daqueles que se sentem superiores. Entendemos que é através da construção de um projeto de educação não ‘heterossexista’, não racista, laica e que lute pelo fim do fundamentalismo religioso que esta sociedade será modificada”, diz trecho do comunicado. Leia na íntegra no fim da reportagem.
Vale dizer que as pessoas neurodiversas estão amparadas pela Lei 12.764, desde 2012, que determina a aplicação de políticas públicas com a finalidade de garantir direitos a esse segmento da população.
As variações cognitivas abarcadas pela neurodiversidade compreendem pessoas com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); autismo, que se manifesta por meio da dificuldade de convívio social, comportamento repetitivo e, em alguns casos, ansiedade e TDAH; dislexia, sendo caracterizada pela dificuldade de aprendizagem, leitura e escrita; e dispraxia – um transtorno neurológico de coordenação motora.
Nota da “Secretaria Estadual LGBT”
"Em decorrência de um vídeo que circula em redes sociais (LGBTFOBICO) sobre uma vaga de estacionamento do Palmas Shopping destinado às pessoas NEURODIVERSAS, com autor não identificado.
Além dos autistas, enquadram-se na definição de neurodivergentes pessoas que têm dislexia, transtorno de déficit de atenção e até mesmo transtornos psicológicos, como o transtorno dissociativo de identidade.
Ato desse nível contra a comunidade LGBTQIA nasce não do acaso, mas do forte sentimento de desprezo que parte da sociedade nutre por nossa comunidade que, vistos como desiguais e inferiores, nos tornamos alvos frequentes daqueles/as que se sentem superiores. Entendemos que é através da construção de um projeto de educação não heterossexista, não racista, laica e que lute pelo fim do fundamentalismo religioso que esta sociedade será modificada.
Atitudes nefastas, como deste sujeito, demonstram a persistente truculência do ideário homofóbico e o quanto ainda se precisa avançar para que todas, todos e todes possam exercer seus direitos com respeito e igualdade. A homofobia direta e indireta não só atinge a população LGBTQIA , mas também outras pessoas que de alguma maneira se comportam fora dos padrões heterossexuais.
Nosso desejo é o de que possamos viver de fato um ambiente livre de todas as formas de violência, tipificando atitudes como essas como uma violação aos direitos humanos da população LGBTQIA e reafirmamos o nosso compromisso de luta.
Secretaria LGBT do PT Tocantins
Palmas – Tocantins 24 de Março 2023”