Entre 26 de abril e 21 de maio, jovens autodeclarados negros (pretos e pardos) de 18 a 30 anos residentes de contextos periféricos de Belo Horizonte (MG) poderão se inscrever para o Jovem Líder do Futuro - Democracia Viva. O projeto é gratuito, promovido pela Juventude Negra Política (JNP) e selecionará 20 candidatos para participar de encontros híbridos (presenciais e virtuais) para discussões sobre a democracia.
O processo seletivo terá duas etapas: a primeira será a fase de inscrições, enquanto a segunda consistirá na análise pela comissão interna. Serão levados em consideração critérios como diversidade de gênero, território e objetivos profissionais, além de afinidade do perfil do candidato com os valores da JPN e o interesse do participante em desenvolver conhecimentos relacionados a iniciativas de impacto social, liderança, antirracismo, democracia, entre outros que podem ser conferidos no edital do projeto.
Leia Mais
Morre Alzira Rufino, referência da militância negraUSP abre edital para bolsas de pós-doutorado destinadas a pesquisadores negrosMarielle, presente: Portugal criará prêmio para homenagear a ativista'Reconhecimento vem mais de fora', diz brasileiro em lista da Time de 2023Em 68 anos, Miss Minas Gerais elege terceira mulher negraConheça Isalu Souza, a nova Miss Universo Minas Gerais 2023Campanha vai usar notas fiscais para combater o racismo no comércioNegros do Norte de MG são as principais vítimas de trabalho escravoO foco desta edição é Democracia Viva, compreendendo a democracia como possibilidade de mudança social e garantia de direitos, além de apresentá-la como a mais importante ferramenta de educação política, comunicação de causas, direitos humanos e mobilização social.
"A democracia é um sistema muito importante, pois foi responsável por tirar a sociedade da barbárie. Nos últimos anos, a democracia deixou de ser um valor defendido pelos cidadãos em muitas cidades do mundo e acabou abrindo precedentes para o retorno de sistemas autocráticos, sem a garantia das liberdades individuais”, relata Dú pente, gerente do projeto e Diretor Executivo da JNP.
Parceiros estratégicos da JNP e apoiadores institucionais do projeto também participarão dos encontros com as “Zonas de Diálogos”, abordando temas complementares e transversais à trilha de impacto, como Inovação e Tecnologia; Intercâmbio e Oportunidades de Estudar nos EUA; e Antirracismo na Prática.
O projeto e a JNP
O Projeto Jovem Líder do Futuro nasceu com a intenção de estimular politicamente jovens negros de toda a extensão da capital mineira que têm interesse em se tornar lideranças ou em aprimorar suas habilidades em diversas áreas do conhecimento. Teve sua primeira edição em 2019 e não aconteceu em 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19. Em 2021, voltou à ativa em formato online e retornou, de maneira híbrida, em 2022 com o tema “Meu Voto Decide”, com foco nas eleições gerais.
O projeto é realizado pela JNP, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) apartidária que promove projetos de educação cívica para jovens negros da capital mineira. Para a JNP, essas pessoas podem se tornar agentes transformadores que fortalecem a democracia na América Latina por meio da cidadania, participação cidadã e ocupação proporcional de raça e gênero dos espaços de tomada de decisão.
O projeto também está alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e à Agenda 2030 proposta pela ONU nos critérios de Educação de Qualidade, Redução de Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Ben Hur Samuel, participante da edição de 2022, considera que o projeto ensina com profundidade o que é ser antirracista e é, além de uma jornada de conhecimento político, é um caminho para o autoconhecimento.
“Dá voz àqueles que são apartados do seu lugar de fala. me ensinou a buscar e reconhecer o movimento negro político e a ser crítico com as nossas próprias ideologias para entender que a coletividade faz parte do aprendizado”, explicou.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.