Criado pela Grey Brasil e lançado pela Universidade Zumbi dos Palmares, o projeto "Racismo Zero: Notas do Respeito" pretende conscientizar a sociedade, por meio de notas fiscais, sobre discriminação racial, em especial nos estabelecimentos comerciais. Pontos espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília adotaram a campanha.
A ideia da nota fiscal veio da dura realidade da população negra no comércio. Desde perseguição por parte de equipes de segurança dos estabelecimentos a casos de falsa acusação de furto, os clientes são coagidos a mostrar a nota fiscal para comprovar que são donos de algum objeto em seu poder.
Segundo Jose Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, a nota fiscal é um alicerce dono de uma comunicação sensorial indispensável: “Ela comunica, coloca um símbolo potente para fazermos um georreferenciamento e traz evidências de como isso, além de ser uma realidade, produz danos e malefícios que podem ser evitados, enfrentados e, ao final, eliminados. E essa é a grande importância das notas fiscais dentro do 'Notas do Respeito'”, diz ele.
O software pode ser baixado de maneira gratuita para ser utilizado em impressoras de notas fiscais. Apesar de funcionar como qualquer outro de notas fiscais, traz um QR code em forma de punho cerrado, símbolo da resistência negra, que direciona consumidores a um portal de pronto atendimento, onde é possível fazer denúncias e encontrar assessoria jurídica e emocional.
Além disso, as notas impressas contarão histórias reais de cidadãos negros que enfrentaram situações de racismo no seu cotidiano.
A campanha concederá um selo de “empresa antirracista” àquelas que zerarem os casos em seus estabelecimentos.