A cidade de Nova York aprovou na última quinta-feira (11/5), um projeto de lei torna ilegal a gordofobia, igualando ao preconceito por raça e gênero. O vereador Shaun Abreu, autor da proposta, espera que a medida tomada na maior cidade do país estimule outras cidades e estados a seguir o exemplo.
Leia Mais
Anielle Franco retoma acordo antirracista do Brasil com os EUAPesquisa: 85% das mulheres já sofreram discriminação no meio musicalPessoas gordas pedem direitos e punição para gordofobia durante audiênciaTimes franceses punem jogadores que recusaram campanha anti-homofobiaJustiça reitera ordem para demarcação de terra indígena no Acre'Capitão do Mato': cerveja de Nova Lima remete a passado escravocrataTegan Lecheler, diretora da National Association for the Advancement of Fat Acceptance (Associação Nacional para o Avanço da Aceitação da Gordura - em tradução livre), que trabalhou no projeto de lei com o vereador Abreu, espera que a medida, tomada na maior cidade dos EUA, seja um incentivo para aumentar a discussão acerca do tema.
"Não é uma questão de saúde. É uma questão de direitos civis", disse Lecheler à BBC. “Isso é realmente sobre se as pessoas estão seguras, protegidas e com o direito de ocupar os espaços”, completa.
A medida deve ser sancionada pelo prefeito de Nova York ainda este mês. Projetos de lei similares, mas ao nível estadual, estão sendo discutidos em Nova York, Massachusetts, Vermont e Nova Jersey.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.