Uma agenda de diálogos para a construção do Estatuto da Igualdade Racial no Estado será lançada nesta terça-feira (30/5) na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). A iniciativa é das deputadas Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT), Macaé Evaristo (PT) e da 1ª vice-presidenta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Leninha (PT).
As deputadas que lideram o movimento decidiram iniciar os diálogos para a construção de um Estatuto Estadual de Igualdade em Minas Gerais de forma coletiva, assim como já fizeram outros estados. A intenção é combater a discriminação racial e étnica, efetivar a igualdade de oportunidades e o acesso aos direitos fundamentais.
Leia Mais
MPF investigará aplicativo racista disponibilizado no Google PlayPobreza menstrual atinge 47% das jovens negras e de famílias de baixa rendaMDH quer empresas comprometidas com luta antirracistaJovem agredido em Portugal: 'Não tenho medo de ameaças, vou até o fim''Luz das Ruas': escultura de Anita Gomes é inaugurada no Parque MunicipalJuiz de Fora é única cidade a distribuir absorventes em casa de acolhimentoCasal gay brasileiro é espancado em boate de PortugalA agenda por um estatuto em Minas Gerais está prevista para o período de um ano e a proposta é a realização de um amplo debate com o objetivo de colher sugestões para o documento. As parlamentares também pretendem realizar audiências públicas nas comissões relacionadas aos eixos do estatuto, além de visitas técnicas.
O objetivo desta agenda é mapear os marcos normativos antirracistas presentes na legislação estadual e ampliar o debate público sobre a temática racial e sobre políticas públicas de combate ao racismo.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.