Jornal Estado de Minas

RACISMO RECREATIVO

'TikTokers' dão bananas e macacos de pelúcia para crianças negras

As influencers Nancy Gonçalves e Kérollen Cunha, mãe e filha respectivamente, compartilharam um vídeo no TikTok em que aparecem entregando macacos de pelúcia e bananas exclusivamente para crianças negras. Após a repercussão o vídeo foi excluído da plataforma. A dupla será investigada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.





No vídeo, Kérollen e Nancy perguntam a crianças se elas preferem ganhar uma nota de R$ 10 ou um presente, que está embrulhado. Como é de se esperar, as crianças optam pelo presente, algumas delas se mostram até constrangidas pela situação. 
A advogada especializada em direito antidiscriminatório, Fayda Belo, manifestou-se em suas redes sociais: “Vocês conseguem dimensionar o nível de monstruosidade que essas duas ‘desinfluenciadoras’ tiveram ao dar um macaco e uma banana para duas crianças e ainda postar nas redes sociais para os seus mais de 13 milhões de seguidores? Para ridicularizar duas crianças negras, para incitar essa discriminação perversa que nos tira o status de pessoa e nos animaliza como se fosse piada”

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um inquérito para apurar o caso.

Até a publicação desta reportagem, nenhuma das duas se manifestou acerca do caso.

Não é a primeira vez

Em 2021, Kérollen e Nancy se envolveram em outra polêmica, ao humilhar um motorista de carro. Elas afirmavam que o veículo do homem tinha "cheiro podre" e uma chegou a afirmar que era por conta do cabelo dele, que era crespo.
 Na época, a dupla justificou seus atos falando que se tratava apenas de uma brincadeira. 
 
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.