Jornal Estado de Minas

OPORTUNIDADE

Programa Empreenda Como Uma Mulher é lançado em Minas Gerais

A Coca-Cola FEMSA Brasil, empresa engarrafadora do Sistema Coca-Cola, lançou na última terça-feira (6/6) a nova fase do programa Empreenda Como uma Mulher. A iniciativa, que é uma parceria da companhia com a Coca-Cola Brasil e o Sebrae, abrirá 500 vagas em Minas Gerais e visa oferecer apoio, treinamento e consultoria para o empreendedorismo feminino.





Em Minas Gerais, a iniciativa é focada em empreendedoras do segmento gastronômico das cidades de Belo Horizonte, Betim e Itabirito.

Também serão disponibilizadas vagas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco. As empreendedoras — ou aspirantes — selecionadas terão acesso a aulas sobre estratégias de liderança e gestão, aspectos comportamentais e autoconhecimento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

“O nosso foco é a trabalhar o ecossistema de empreendedorismo feminino no Brasil, porque entendemos e acreditamos que esse é um caminho muito positivo e, inclusive, de muita prosperidade econômica. No pós-pandemia o número de mulheres de famílias que estão sobrevivendo do empreender aumentou muito, então a gente considera que desenvolver esse aspecto também é uma forma de desenvolver o Brasil socialmente” disse Tamires Silvestre, gerente de ESG e Comunicação Externa da Coca-Cola FEMSA Brasil.




Além disso, o evento abriu espaço para a troca de experiências entre mulheres empreendedoras ao convidar Karla Rocha, proprietária do Bar do Bolão, Juliana de Jesus Caldeira, dona do bistrô nordestino Cia do Aipim, e Rosemeire Bragança, que é quem está por trás da doceria Adocika.

As três mulheres contaram ao público as alegrias — e dificuldades — de ser empreendedora e reforçaram continuamente a necessidade de se ter resiliência e coragem.

O empreendedorismo feminino em números


De acordo com a última pesquisa do Sebrae — que foi feita com base nos dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE — no 3º trimestre de 2022 havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, ou seja, as mulheres representavam 34,4% dos donos de negócios no país.
O Rio de Janeiro e Ceará são os estados que lideram na proporção de mulheres donas de negócios.