(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INOVADOR

Senac Minas cria 'Glossário de Libras para Administração'

O projeto é colaborativo e já conta com mais de 200 palavras associadas ao curso de Gestão


08/06/2023 16:25 - atualizado 08/06/2023 16:25
1156

Glossário
Glossário tem como objetivo aumentar a inclusão no ambiente acadêmico daqueles com surdez (foto: Divulgação/Senac em Minas)
Visando encorajar a inclusão, o Senac Minas criou o ‘Glossário de Libras para Administração’, que foi elaborado para auxiliar no entendimento e na interpretação do conteúdo dos cursos de Gestão. O material é colaborativo e já conta com mais de 200 palavras.

A partir do Glossário, será possível acessar, o significado dos principais verbetes dos cursos de Gestão e entender sua aplicação em uma frase. Ele possui transcrição de português para Libras de anglicismos usados com certa frequência nas disciplinas que, na maioria das vezes, ainda não tinham uma correspondente na língua de sinais, como, por exemplo: branding, coaching, deadline, e-commerce, entre outros.  

“Esses sinais foram criados pelo nosso docente, o Danie Mirandal, que também é surdo. Muitos não devem saber, mas a criação de sinais ela é feita por uma pessoa que é surda. Daniel criou esses sinais como forma de ampliar o nosso leque na língua e também a autonomia de nossos alunos do curso de Gestão”, conta a analista de Diversidade, Equidade e Inclusão do Senac, Jéssica Nianne.
Segundo o IBGE, cerca de 5% da população brasileira é surda e, parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação. Apesar de parecer pouco, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.

“Agora é o momento de inclusão para todos. Muitos surdos têm dificuldade em obter informações sobre empreendedorismo e abrir um negócio, pois não estavam preparados”, disse Daniel Miranda.

“É por meio de ações assim  que nós vemos que muitos avanços ainda precisam acontecer. Foi justamente pensando nisso que o Senac propôs esse projeto, que a gente não quer que permaneça somente aqui [na instituição], mas sim, levá-los para outros lugares”, concluiu Jéssica. 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)