A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) recebeu, na noite da última terça-feira (13/6), o prêmio de Trans do Ano na primeira edição do TransBaile, evento promovido pelas influenciadoras Giovanna Heliodoro e Bielo Pereira. Em discurso, a parlamentar falou sobre os problemas que afetam a comunidade trans e travesti e reforçou a importância da valorização das celebrações do Orgulho LGBTQIAP+.
"É muito desafiador viver no primeiro País do mundo que ainda nos mata. É muito desafiador termos, ainda, os índices de 90% de nós na prostituição, abrirmos o noticiário e nos depararmos cada vez mais com notícias de violência", disse ela, referindo-se ao ranking que o Brasil lidera há 14 anos consecutivos de países que mais matam pessoas trans no mundo, de acordo com a organização Transgender Europe e com a própria ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais).
Leia Mais
Brasil: 84,5% das pessoas têm preconceito contra mulheres, segundo a ONUApenas 51% dos brasileiros apoiam a legalização do casamento homoafetivoParada LGBT une luta por políticas e festa na Avenida PaulistaErika Hilton denuncia transfobia em Comissão: 'Argumentos falaciosos'Animação 'Elementos' tem primeiro personagem não-binário da PixarPolícia abre inquérito para investigar cantor Bruno por transfobiaIslândia proíbe terapias de conversão destinadas a pessoas LGBTQIA+Juiz ordena que TikTok remova vídeo discriminatório contra Síndrome de DownProjeto do Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é rejeitado em Câmara de Cáceres (MT)Jogadoras da seleção da Suécia tiveram que provar que eram mulheres, denuncia ex-zagueiraTambém foram premiadas personalidades como a cantora Urias (Artista); a influenciadora Ve Collen (Influência do Ano); o criador de conteúdo, escritor e educador Jonas Maria (Excelência Trans); o professor, pesquisador e ativista Leonardo Peçanha (Intelectualidade); e a cantora e apresentadora Mel (Pioneirismo). A ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a IBRAT NACIONAL (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) também foram premiadas na categoria Acolhimento.
Além da apresentação de Urias com músicas de seu novo álbum, “Her Mind”, o TransBaile também foi marcado por apresentações de Liniker, Majur, EVEHIVE e Kiara Felippe.
O TransBaile
O evento, realizado no Blue Note SP, localizado na Avenida Paulista, é um baile de gala que busca destacar “a importância da culturalidade trans brasileira e premia as personalidades que se destacaram na defesa e na promoção dos direitos e da visibilidade da comunidade trans e travesti no país”, de acordo com a organização.
O TransBaile também surge como ponte de conexões entre marcas e pessoas da comunidade LGBTQIAP . Amstel, Nivea e Quem disse, Berenice? patrocinaram o evento e anunciaram ações promocionais especiais para o TransBaile e o mês do Orgulho.
“Quantos artistas trans e travestis que você conhece foram premiados em grandes eventos da indústria? É essa mudança que queremos promover, fomentando e exaltando a cultura trans para dar vez e voz aos membros da comunidade e possibilitar que a gente ocupe todos os espaços que quisermos”, disseram as idealizadoras Giovanna e Bielo.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.