A lei que possibilitará o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovada com 55 votos a favor e 34 contra. A votação aconteceu no Parlamento da Estônia nesta terça-feira (20). Entretanto, a legalização só entrará em vigor no próximo ano.
O país foi o primeiro da região do Báltico a legalizar o matrimônio entre casais homoafetivos. O estabelecimento de união civil de pessoas do mesmo sexo é possível desde 2014.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Estonian Human Rights Centre, em 2023, cerca de 53% da população estoniana apoia a igualdade matrimonial. Em 2012, apenas 34% da população concordava com tal declaração.
Leia Mais
Ator da Globo diz que foi submetido à 'cura gay' ao se assumir para famíliaComo HQ sobre 'cura gay' simboliza o bom momento dos quadrinhos LGBTQIA+Mito da 'cura gay' causa danos psicológicos profundos, diz documentaristaVereadora aciona Justiça para que bandeira LGBT+ volte ao Theatro MunicipalWeb vibra com beijo lésbico em 'Vai na Fé' após censuraLivro celebra vida do ativista trans Paulo Vaz, morto em 2022Outros países bálticos, Lituânia e Latvia, também têm projetos de lei relacionados a união de pessoas do mesmo sexo diante de seus respectivos parlamentos.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.