Jornal Estado de Minas

PARANÁ

Funcionária de Escola em Curitiba faz Comentário Racista em Sala de Aula

Um incidente de racismo foi registrado numa sala de aula em Curitiba, Paraná. Um funcionário da escola fez um comentário racialmente ofensivo direcionado a um aluno, chamando-o de 'com cara de macaco'. O caso aconteceu no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa e foi capturado em vídeo, que agora circula nas redes sociais, gerando indignação entre os estudantes e a comunidade em geral.




O vídeo mostra o momento em que a funcionária da escola faz o comentário ofensivo. 'Ele não pegou o papel que eu estava entregando, apenas ficou olhando para mim com uma cara de macaco', afirmou. A reação dos alunos foi imediata, com muitos deles repreendendo a funcionária pela linguagem racista.

O incidente, que foi repetido pela funcionária, também foi documentado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT). A funcionária ainda tentou justificar seu comentário, afirmando que o aluno 'não era preto'.
O diretor do colégio, Jailson da Silva Neco, confirmou que o incidente ocorreu numa turma do 9º ano na quarta-feira (21). Segundo ele, a funcionária estava responsável pelos alunos naquele momento devido à ausência do professor. A funcionária apresentou um atestado médico no dia seguinte ao incidente e está atualmente afastada.

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) também se pronunciou sobre o incidente. Em nota, a Seed afirmou que repudia qualquer ato de racismo e que está tomando as medidas administrativas necessárias. Além disso, a secretaria realizou uma série de palestras na sala de aula sobre o combate ao racismo e a importância do respeito à diversidade étnico-racial.