Nesta segunda-feira (26/6), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) celebrará o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, comemorado internacionalmente em 28 de junho. A Reunião Especial foi proposta pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) e contará com homenagem a Soraya Menezes, referência histórica da diversidade no estado.
Durante o evento, marcado para as 19h, também será anunciado o lançamento da Frente Parlamentar pela Cidadania e Direitos LGBT, composta por 15 deputadas e deputados do bloco de oposição Democracia e Luta. A Frente será mista e contará com a participação de representantes de movimentos sociais, de entidades civis e do poder municipal.
“Considerando as várias formas de violência às quais a população LGBT é submetida e também a necessidade de visibilidade dessa população, é imprescindível a criação de uma Frente que fortaleça a diversidade dos mineiros. O parlamento deve ouvir as vozes das ruas e materializá-las em iniciativas políticas”, aponta Bella Gonçalves, que se diz primeira deputada estadual orgulhosamente lésbica da ALMG e já apresentou cinco projetos de lei voltados para a comunidade LGBTQIAP nos primeiros seis meses de mandato.
De acordo com a deputada, a homenagem a Soraya Menezes, que é lésbica, pedagoga, sindicalista e idealizadora da primeira Parada do Orgulho de Minas Gerais simboliza o orgulho pela diversidade mineira.
“É emocionante que uma mulher ‘sapatão’ seja homenageada no plenário da Assembleia. Quem conhece a luta LGBT no nosso estado seguramente já ouviu falar de Soraya Menezes. Ela é uma referência histórica e simboliza o orgulho pela nossa diversidade”, afirma.
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.