No mês do Orgulho LGBTQIA+, a Câmara Municipal de Belo Horizonte concederá o título de Honra ao Mérito à Cultura Ballroom. A indicação foi feita pela vereadora Iza Lourença (PSOL) e a cerimônia acontecerá às 20h desta sexta-feira (30/6) no Espaço O Gueto, localizado no Bairro Barro Preto.
A Cultura Ballroom é muito mais que uma festa. O movimento é uma forma de resistência para a população LGBTIQIA .
O Ballroom surgiu na comunidade negra latino-americana queer de Nova York dos anos 60 e se espalhou pelo mundo como uma celebração de diversidade de gênero, sexualidade e raça.
Nos “bailes” acontecem competições de dança, performance e vestuário. A mais famosa categoria chama-se “vogue”, criada na década de 90 e popularizada pelo clipe da música homônima de Madonna.
Leia Mais
Policiais penais fazem curso sobre direitos das pessoas LGBT presasOrgulho LGBTQIA+ é caminho para saúde mental e bem-estar coletivoParada LGBT+ 'não é carnaval fora de época, é ato político', diz Cellos-MGMIS inaugura em SP a exposição sobre direitos sociaisOnde é o after? 5 lugares em BH para ir depois da Parada LGBT+, no domingoParada do Orgulho LGBT espera 250 mil pessoas no dia 9/7'Não gosto de dizer que sou uma mulher, nem no palco', diz Pabllo Vittar“Essa homenagem, na verdade, é um reconhecimento para uma comunidade que, mesmo sem recursos ou visibilidade, tem fomentado a cultura e resistência LGBTI na nossa cidade”, disse a vereadora Iza Lourença. “Pessoas que sofrem todos os dias com a violência e opressão simplesmente por ser quem são, encontram no espaço da ballroom a liberdade de poder explorar seu potencial e celebrar a nossa diversidade”.