O técnico do Paris Saint-Germain (PSG), Christophe Galtier, e seu filho, John Valovic-Galtier, foram detidos nesta sexta-feira (30/6), na França, em decorrência de uma investigação por suspeitas de racismo e de discriminação religiosa. De acordo com os jornais L’Équipe e Le Monde, pai e filho estão sob custódia em Nice, no sudeste francês.
Em abril deste ano, uma investigação foi aberta por suspeita de discriminação racial ou religiosa após o ex-Diretor de Futebol do Nice, Julien Fournier, ter acusado Galtier de proferir palavras racistas e discriminatórias durante sua passagem pelo clube.
Leia Mais
Ministério acompanha situação de afegãos no Aeroporto de GuarulhosSuprema Corte dos EUA veta uso de raça como critério de admissão em universidadesObservatório monitora processos de transfobia e crimes contra jornalistasJustiça torna preparador físico do Universitario-PER réu por racismoPolícia indicia dois por crime de racismo contra vereadora de ItaúnaMPMG abre inquérito criminal contra André Valadão por homotransfobiaRelatório alerta para o aumento do discurso de ódio na internetPor que 3 de julho é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial?Fifa libera braçadeira com arco-íris durante a Copa do Mundo feminina 2023Museu do Futebol entra em clima de Copa feminina e exalta rainhas do BrasilEvangélica poderá se recusar a prestar serviço para casal gay nos EUADeputado acusado de racismo mudou declaração de raça em eleições diferentesO depoimento de Fournier foi prestado em maio. Outros jogadores e dirigentes do Nice também foram ouvidos durante a investigação, segundo o L’Équipe.
Galtier negou as acusações e denunciou Fournier e os jornalistas Daniel Riolo e Romain Molina por difamação depois que recebeu ameaças de morte pela internet. “Estou chocado com o que foi publicado de forma irresponsável. Eles me machucaram e eu fiquei triste com tudo isso. Cresci em Marselha, com pessoas de diferentes raças, origens e religiões”, afirmou o acusado.
Christophe tem três filhos, dois deles biológicos e um adotado oficialmente há dois anos – com quem foi detido pelas denúncias. John Valovic-Galtier é filho da companheira do técnico, além de assessor esportivo da agência Score Agencies e trabalhar há cerca de cinco anos para defender os interesses de seu pai.
O técnico não permanecerá no PSG e foi informado no início de junho que não iria cumprir o segundo ano de seu contrato, apesar de ter conquistado o 11° título do campeonato francês. Ele foi preso antes de conhecer seu sucessor, que logo deve ser anunciado. Luis Enrique Marínez, ex-técnico da Espanha, é o mais cotado para substituí-lo.
No PSG, Galtier conquistou uma Supercopa da França (2022) e um Campeonato Francês (2022-23), além de ter comandado o trio Neymar, Messi e Mbappé. O ex-zagueiro teve uma temporada muito difícil no clube de maior prestígio que liderou após as passagens por Saint-Étienne (2009-2017), Lille (2017-2021) e Nice (2021-2022).
Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM
O podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.