No dia 2 de junho deste ano, a parlamentar realizou a denúncia na delegacia da cidade e informou em um post sobre as ofensas e ataques que vinha recebendo através das redes sociais. “Hoje, na parte da tarde, tive que cancelar a agenda do Gabinete e ir até a delegacia para fazer uma representação dos inúmeros ataques que venho sofrendo desde o início do mandato. Ataques esses que passam por injúria, racismo e violência política de gênero”, explicou a vereadora.
Segundo relatório da Polícia Civil, os atos discriminatórios foram cometidos por meio de grupos de trocas de mensagens, nos quais os suspeitos não apenas ofenderam a parlamentar, mas também proferiram ofensas racistas contra todas as pessoas pretas.
Os dois homems, que foram indiciados nessa quarta-feira (05/07), responderão pelo crime previsto no artigo 2º da Lei 7716, que trata de condutas discriminatórias e preconceituosas.
O que é racismo?
Desse modo, recusar ou impedir acesso a estabelecimentos, recusar atendimento, impedir ascensão profissional, praticar atos de violência, segregação ou qualquer outra atitude que inferiorize ou discrimine um cidadão motivada pelo preconceito de raça, de etnia ou de cor é enquadrado no crime de racismo pela Lei 7.716, de 1989.
Qual a diferença entre racismo e injúria racial?
Leia também: O que é whitewashing?
Penas previstas por racismo no Brasil
Penas previstas por injúria racial no Brasil
Como denunciar racismo?