Em razão do Dia Municipal da Mulher Negra e Dia Internacional das Mulheres Negras, Latino-Americanas e Caribenhas, será realizado, a partir desta sexta (21/7), o ‘Julho Pretas’, que exibirá curtas-metragens que incentivam a discussão das problemáticas enfrentadas pelas mulheres pretas na atualidade.
Leia Mais
Anielle Franco anuncia programas para mulheres de grupos minoritáriosQuilombolas brasileiros participam de curso de podcast oferecido pela Embaixada dos EUAPrograma dará apoio a mulheres negras e parentes vítimas de violênciaEmpoderamento feminino no Brasil é médio-baixo, mostra ONUPopulação negra encarcerada atinge maior patamar da série históricaRealizado desde 2018, o ‘Julho Pretas’ é uma ação da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), vinculada à Subsecretaria de Direitos de Cidadania (SUDC) e faz parte da iniciativa ‘BH Sem Racismo’
Confira a programação:
21/7 (Sexta) - 14h | SER KILOMBOLA - A LIDERANÇA FEMININA
Após a exibição do curta-metragem: “Marias do Misericórdia”, que aborda a trajetória das quilombolas da Chapada do Norte/Minas Gerais, será realizada uma roda de conversa “Comunidades Tradicionais e o direito à cultura e religiosidade: Corporeidade”.
O objetivo é explorar a discussão sobre estas mulheres que se encontram tanto no campo, como na cidade, que vivenciam conflitos raciais, sociais e de gênero, promovendo o debate sobre as políticas públicas de amparo a esse grupo.
Participantes: Makota Kidoiale e Cida Reis
Local: Auditório Liberdade - SMASAC – Av. Afonso Pena, 342, Térreo, Centro.
Inscrição: Inscreva-se aqui
24/7 (Segunda) - 10h | SOLIDÃO DA MULHER PRETA
Nesta atividade será transmitido o vídeo “O dia de Jeruza”, que retrata as diferentes solidões que envolvem as mulheres pretas jovens e idosas. Após a exibição, haverá uma roda de conversa que discutirá o racismo psicológico que tais mulheres, bem como os danos causados.
Local: Auditório Liberdade – SMASAC - Av. Afonso Pena, 342, Térreo, Centro.
Inscrição: Inscreva-se aqui
25/7 (Terça) - 10h | O RACISMO PSICOLÓGICO
Os episódios da série “Vendedora de Sonhos” servirão de base para o debate sobre as consequências do racismo na saúde mental das mulheres negras, assim como a marginalização e invisibilidade das suas subjetividades, sonhos e conquistas.
Participante: Núbia Nakimule
Local: Auditório Liberdade - SMASAC– Av. Afonso Pena, 342, Térreo, Centro.
Inscrição:
Inscreva-se aqui
25/7 (Terça) - 15h | POSSE CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL - BIÊNIO 2023-2025
Posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR/BH e Roda de conversa “Controle Social e empoderamento” com Makota Celinha, com intuito de discutir a troca de saberes e experiências sobre os desafios da promoção da igualdade racial na atualidade.
Local: Auditório 1 da Prefeitura de Belo Horizonte - Av. Afonso Pena, 1212, Centro.
Inscrição: Inscreva-se aqui
31/7 (Segunda) - 10h | A ARTE E A VISIBILIDADE DAS MULHERES PRETAS
Após a exibição do curta “As minas do Rap”, que traça um panorama histórico significativo da participação das mulheres do gênero musical, sua trajetória, particularidades e a importância da coletividade feminina, será realizada a roda de conversa “Racismo e Inclusão Social”.
O objetivo central é provocar reflexões sobre juventudes, território, pertencimento étnico racial, raça, racismo, discriminação racial, preconceito, gênero, violência de gênero, dentre outros, de maneira que possam contribuir para o protagonismo juvenil, o pertencimento étnico-racial e, consequentemente, no enfrentamento ao racismo e o fortalecimento dos coletivos femininos no meio cultural.
Participante: Amazonita Ágata e Daniela Macena de Carvalho
Local: Auditório Liberdade - SMASAC– Av. Afonso Pena, 342, Térreo, Centro.
Inscrição: