A deputada indígena, Silvia Waiãpi (PL-AP), afirmou em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, na última terça-feira (1), que organizações não-governamentais e o Magazine Luiza estariam financiando a fome dos Yanomamis
Vendidos em sites de Ongs e no Magazine Luiza, os cogumelos Sanöma são um importante pilar da alimentação Yanomami, em especial nos períodos de chuva, já que a caça é escassa e não há outras fontes de alimento:
- Ministério da Defesa vai combater garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami
“Isso significa que um indígena ficou sem comer! Esse cogumelo é rico em proteínas. Eles procuram na mata e não encontram”, disse a deputada ao mostrar os cogumelos comprados nos sites do Magazine Luiza e do Instituto Socioambiental (Isa).
Enquanto discursava, Silvia entregou os cogumelos ao presidente da CPI das ONGs, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), para serem, devolvido aos povo Yanomami.
Leia Mais
Brasil teve 795 indígenas assassinados entre 2019 e 2022Projeto da UFMG leva internet para alunos indígenas e quilombolasEstado do Amazonas passa a ter 16 línguas indígenas oficiaisTerra Indígena Yanomami é a mais populosa do país, aponta CensoPopulação indígena tem alta de 16% em terras demarcadasCartazes anunciando venda de escrava causam surpresa nas ruas de Ouro PretoSegundo dados coletados pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, 586 crianças com menos de cinco anos na Terra Indígena Yanomami têm “muito baixo peso para a idade”. Outras 968 têm “baixo peso para a idade”. De acordo com o levantamento, a desnutrição aparece como uma das quatro causas mais frequentes de mortes na terra indígena
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.