A deputada indígena, Silvia Waiãpi (PL-AP), afirmou em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, na última terça-feira (1), que organizações não-governamentais e o Magazine Luiza estariam financiando a fome dos Yanomamis
Vendidos em sites de Ongs e no Magazine Luiza, os cogumelos Sanöma são um importante pilar da alimentação Yanomami, em especial nos períodos de chuva, já que a caça é escassa e não há outras fontes de alimento:
“Isso significa que um indígena ficou sem comer! Esse cogumelo é rico em proteínas. Eles [os indígenas] procuram na mata e não encontram”, disse a deputada ao mostrar os cogumelos comprados nos sites do Magazine Luiza e do Instituto Socioambiental (Isa).
Enquanto discursava, Silvia entregou os cogumelos ao presidente da CPI das ONGs, o senador Plínio Valério (PSDB-AM), para serem, devolvido aos povo Yanomami.
Em janeiro deste ano, o governo federal declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), em consequência do grande número de mortes de indígenas registradas nesta região, que fica localizada nos estados de Amazonas e Roraima, na fronteira com a Venezuela.
Segundo dados coletados pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano, 586 crianças com menos de cinco anos na Terra Indígena Yanomami têm “muito baixo peso para a idade”. Outras 968 têm “baixo peso para a idade”. De acordo com o levantamento, a desnutrição aparece como uma das quatro causas mais frequentes de mortes na terra indígena
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.