A exposição ‘Mulher Raiz Forte’, da artista mineira Zi Reis, será exibida na Casa Nair Mendes Moreira, em Contagem entre os dias 10 de agosto e 1 de outubro, com entrada franca. As obras expostas tratam sobre o universo feminino e maternidade.
Na próxima quinta-feira (10), acontecerá a abertura da exposição,às 19h. O evento contará com a apresentação musical dos artistas Karina Marçal e André Oliveira, além de uma performance da artista visual A Sol Kuaray.
Zi Reis denomina-se uma ‘artivista’ (artista + ativista) visual. Graduada em artes visuais, com habilitação em pintura, pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem também formação em Direção e Produção Audiovisual pela Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! BH.
“Os trabalhos expostos foram concebidos após o nascimento do meu filho, porque depois disso nasceu outra Zi. Uma nova mulher repleta de reflexões, cicatrizes, dores e alegrias que vêm do processo de gestar, parir e amamentar”, explicou a artista.
As obras ‘Plantios de rio’ e ‘Um rio dentro de mim’ são obras onde a placenta de Zi foi parte fundamental do processo de criação, como forma resgate de algumas culturas ancestrais e saberes matriarcais.
“Acredito na relevância em trazer à tona temáticas que até então se encontram tão invisibilizadas na sociedade. Nós mulheres somos base desta sociedade, parimos, criamos, educamos, cuidamos e, em contrapartida nos encontramos no topo dos índices de violência e pobreza”, disse.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.