Para marcar o aniversário do indigenista Bruno Pereira, que completaria 42 anos na última terça-feira (15), o Observatório dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato lançou uma plataforma de monitoramento dos povos indígenas em isolamento voluntário, que vivem na Amazônia Legal — ou seja, a porção pertencente ao Brasil.
Bruno Araújo Pereira era considerado um dos maiores especialistas em indígenas que vivem em isolamento no Brasil. Em 2022, Bruno viajava com o jornalista britânico, Dom Phillips, em 5 de junho de 2022 foram vítimas de uma emboscada, quando viajavam pela região do Vale do Javari, no Amazonas.
O nome escolhido para a plataforma foi ‘Mopi’, termo derivado de ‘Opi’, que no idioma zo’é, significa ferroada e, no idoma wayana, é traduzido como planta/medicina, ou seja, acaba por remeter a um duplo sentido: medicina para os parentes e veneno para os inimigos.
A plataforma é voltada ao monitoramento da situação de vulnerabilidade vivenciada por povos indígenas isolados, reunindo informações de bancos de dados públicos e de levantamentos de campo de membros do Observatório.
Acesse a plataforma aqui.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.