O projeto de artes visuais ‘Lavanda’, idealizado pela fotógrafa Bianca Aun e pela artista e terapeuta ocupacional Carol Oliveira, é uma iniciativa que busca, por meio de oficinas lúdicas, customização de roupas, maquiagem e fotografia, resgatar a autoestima e a reconstrução da imagem das mulheres que se tratam nos Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (Cersam AD) de Belo Horizonte.
“O projeto surgiu enquanto eu trabalhava na unidade Nordeste, onde fiquei durante sete anos. Eu e a assistente social, Ana Dias, criamos uma oficina chamada ‘Chá das Mulheres’, no intuito de criar um espaço de encontro, empoderamento, troca de angústias e elogios. Isso foi muito potente para o público feminino. Anos mais tarde, eu e a Bianca Aun criamos o ‘Lavanda’, um projeto de fotografia e autocuidado que acontece nos cinco Cersam AD de Belo Horizonte”, explica Carol.
Além de Bianca e Carol, o projeto conta com a participação de Irene Cavalieri, que assina os figurinos e a customização, e Géssica Santos, responsável pela maquiagem.
As mulheres do Cersam AD escolhiam roupas, as quais ficariam para elas, e depois, eram maquiadas. No final de toda a produção, tinham suas fotos tiradas, caso desejassem. As fotografias eram reveladas e cada uma recebia de três a quatro cópias da imagem.
“Era muito bonito quando elas viam a foto, ficavam encantadas. Falavam ‘essa aí sou eu mesmo? Nossa, como tô bonita!’”, relata Carol.
Também receberam um kit de autocuidado, com sabonete, xampu, condicionador, pasta e escova de dente. Os itens vieram em uma bolsa sustentável feita de camiseta, ensinada às participantes por Irene.
“O Lavanda vem para ressignificar e apresentar outras formas de tratamento. São mulheres que muitas vezes acabam deixando o autocuidado de lado e o projeto vem para levantar a autoestima delas.”
A exposição
A exposição fotográfica reúne as fotos de 52 mulheres que participaram do projeto e está programada para circular entre agosto e setembro, nos Cersams AD Centro-Sul, Nordeste, Venda Nova, Pampulha-Noroeste e Barreiro. A abertura aconteceu na última quinta-feira (17), na unidade Centro-Sul:
“Acho que a importância de realizar essa exposição dentro do Cersam AD é que todos os usuários e trabalhadores podem ver essa exposição. É muito importante ter ações culturais dentro dos espaços de saúde. A arte é fundamental para uma boa saúde”, conta Carol.
Confira as outras datas da exposição:
Abertura da Exposição "Lavanda" no CERSAM AD NE
31/8 - quinta-feira de 9h às 11h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Joaquim Gouveia 600 – Bairro São Paulo - Belo Horizonte
Abertura da Exposição "Lavanda" no CERSAM AD Venda Nova
15/9 - quinta-feira de 9h às 11h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Ivart Maria Mota 20 – São João Batista - Belo Horizonte
Abertura da Exposição "Lavanda" no CERSAM AD Pampulha NO
15/9 - quinta-feira de 9h às 11h
Entrada gratuita
Endereço: Av João XXIII 1253 Jardim São José - Belo Horizonte
Encerramento da Exposição "Lavanda" no CERSAM AD Barreiro
28/09- quinta-feira de 9h às 11h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Barão de Monte Alto, 211 - Cardoso, Belo Horizonte
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.