Jornal Estado de Minas

ESPORTE INCLUSIVO

Gymnastics Australia atualiza as diretrizes para proteger atletas trans

Gymnastics Australia, órgão regulamentador do esporte de ginástica na Austrália, atualizou suas diretrizes para acomodar e proteger atletas transgêneros. As mudanças foram divulgadas nesta quarta-feira (30).




As novas diretrizes permitirão que os atletas escolham os uniformes que melhor se alinham com sua identidade de gênero. Além disso, poderão competir nas divisões que melhor reflitam essa identidade.

Reconhecemos que a inclusão de pessoas trans e com diversidade de gênero no esporte é uma questão complexa e emotiva, e é importante observar que essas diretrizes se concentram na criação e promoção de ambientes inclusivos", afirma a nova política.

As atualizações não estão restritas ao tablado, mas também incluem as instalações. Quando novos espaços forem construídos ou passarem por atualizações, os clubes serão solicitados a criar mais opções de vestiários para acomodar indivíduos trans. 
Também será possível escolher quais vestiários e banheiros já existentes gostariam de usar, refletindo sua identidade de gênero.