Em meio às leis anti-LGBTQIA+ propostas pelo governador republicano, Ron DeSantis, Lake Worth Beach, cidade localizada no Sul da Flórida, se solidificou como um 'santuário para pessoas LGBTQIA+' por meio de votação unanime realizada na última terça-feira (5), entre os comissários da cidade.
“A cidade de Lake Worth Beach deve ser considerada, agora e para sempre, um lugar seguro, um santuário, uma cidade acolhedora e solidária para que indivíduos LGBTQIA e suas famílias vivam em paz e conforto”, afirma a resolução.
Durante a votação, a prefeita de Lake Worth Beach, Betty Resch, reafirmou o compromisso de longa data com a aceitação de pessoas da comunidade:
“Lake Worth Beach é uma cidade vibrante e diversificada, com uma história orgulhosa de abraçar a comunidade gay. Hoje continuamos essa tradição, garantindo que nossa cidade continue sendo um lugar acolhedor para as pessoas LGBTQ”.
De acordo com um comunicado à imprensa do Conselho de Direitos Humanos do Condado de Palm Beach, moradores de Tallahassee, capital da Flórida, estão pressionando os representantes da cidade por uma declaração semelhante.
Segundo dados da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), houve um aumento preocupante nos projetos de lei anti-LGBTQIA nos Estados Unidos, com mais de 525 apresentados somente em 2023.
Na Flórida, DeSantis assinou leis que silenciam os educadores ao proibir qualquer instrução sobre orientação sexual ou identidade de gênero para alunos da pré-escola até a oitava série, criminalizam pessoas transgênero por usarem o banheiro que corresponde à sua identidade de gênero e penalizam prestadores de serviços que prestam cuidados de afirmação de gênero.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.