Erika Hilton, deputada federal pelo estado de São Paulo, foi eleita a segunda melhor deputada do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco, após receber mais de 64 mil votos na noite da última quinta-feira (21).
O Prêmio Congresso em Foco, que está em sua 16ª edição, tem como missão incentivar a sociedade civil a acompanhar a atuação dos parlamentares e reconhecer aqueles que mais se destacaram em seu mandato ao longo do ano.
Erika é a primeira Deputada Federal negra e trans eleita na história do Brasil. Suas prioridades são temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos, o combate à fome,a garantia de saúde pública, e, principalmente, a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
Leia Mais
Vereador de cidade mineira quer proibir menor de 18 anos em Parada LGBT+ MT tem primeira mulher negra a assumir presidência de Academia de LetrasDivinópolis receberá a 18ª Parada do Orgulho LGBT+ no domingoIBGE inclui perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual em nova pesquisaPrimeiro-ministro do Reino Unido é aplaudido por discurso anti-transAcusado de matar garota de programa trans é condenado a 21 anos de prisãoMinistro Barroso diz ser defensor de "feminilização" dos tribunaisDonatella Versace critica leis anti-LGBT da Itália durante premiaçãoFóruns anônimos propagam conteúdos que incitam violência contra mulherA escolha dos melhores parlamentares foram feitas pelo público, votação na internet, jornalistas que acompanham o Congresso e por um júri especializado.
Fizeram parte do júri: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.