Jornal Estado de Minas

CONGRESSO EM FOCO

Erika Hilton é eleita a segunda melhor deputada do Brasil

Erika Hilton, deputada federal pelo estado de São Paulo, foi eleita a segunda melhor deputada do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco, após receber mais de 64 mil votos na noite da última quinta-feira (21).

O Prêmio Congresso em Foco, que está em sua 16ª edição, tem como missão incentivar a sociedade civil a acompanhar a atuação dos parlamentares e reconhecer aqueles que mais se destacaram em seu mandato ao longo do ano. 




Erika é a primeira Deputada Federal negra e trans eleita na história do Brasil. Suas prioridades são temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos, o combate à fome,a garantia de saúde pública, e, principalmente, a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.

“É muito significativo pra mim ter sido premiada hoje, após essa semana, como a Segunda Melhor Deputada do País. É uma honra poder contar com tamanha confiança do Povo em meu trabalho no meu primeiro ano no Congresso Nacional. Agradeço à organização do Prêmio Congresso em Foco e à todas, todos e todes que votaram em mim e fortaleceram esse mandato que é por todas, todos e todes. Parabenizo também à todas as outras Deputadas que foram escolhidas nessa premiação repleta de mulheres importantes para a nossa Política e para a reconstrução do País. Sigamos!”, escreveu a deputada em suas redes sociais.

A escolha dos melhores parlamentares foram feitas pelo público, votação na internet, jornalistas que acompanham o Congresso e por um júri especializado. 
Fizeram parte do júri: Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
 
*Estagiária com supervisão do subeditor Diogo Finelli.