O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, compartilhou opiniões transfóbicas durante seu discurso na Conferência do Partido Conservador, que aconteceu na última quarta-feira (4). A plateia, predominantemente de direita, aplaudiu as falas do líder.
Sunak disse que o povo britânico está sendo ‘intimidado’ a acreditar que ‘as pessoas podem ser do sexo que quiserem’.
"Um homem é um homem e uma mulher é uma mulher, isso é apenas senso comum", disse o primeiro-ministro ao som de aplausos da plateia.
Essa não é a primeira vez que o líder ataca a comunidade trans, que já usou o assunto como piada para o entretenimento dos membros do partido conservador.
Em junho deste ano, um vídeo compartilhado com o portal de notícias LGBT+ britânico, Pink News, mostrava Rishi Sunak zombando de pessoas trans, tirando sarro de ‘mulheres com pênis’e de Ed Davey, membro do parlamento britânico que apoia os direitos trans.
Além disso, durante um debate sobre a liderança do Partido Conservador em agosto de 2022, ele e Liz Truss, que atuou como primeira-ministra do Reino Unido de setembro a outubro de 2022, negaram que as mulheres trans sejam mulheres.
* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.