Na última terça-feira (17), a autora da série de livros ‘Harry Potter’, J.K. Rowling, foi criticada mais uma vez por comentários transfóbicos. Postagens na rede social X (antigo Twitter) foram uma reação à notícia de que o Partido Trabalhista inglês apresentaria um projeto com punições mais rigorosas para crimes de ódio contra pessoas LGBTQIA+, caso chegasse ao poder nas eleições gerais.
Nas redes sociais, Rowling compartilhou uma imagem em que se lia: ‘Repita conosco: mulheres trans são mulheres’, e, acima da imagem, a autora escreveu ‘Não’.
Ao ser questionada sobre a possibilidade de ser presa pelas falas transfóbicas, a escritora disse que ‘aceitaria feliz’ a punição:
“Ficarei feliz em cumprir dois anos se a alternativa for o discurso forçado e a negação forçada da realidade e da importância do sexo. Que venha o processo judicial, eu digo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho”, escreveu.
Não é a primeira vez que a autora tem falas do tipo, em junho de 2020, Rowling publicou uma série de postagens questionando o uso da expressão ‘pessoas que menstruam’, afirmando que já havia uma palavra que resumia a expressão, se referindo a ‘mulheres’.
Leia Mais
Autor de Percy Jackson defende atriz Leah Jeffries de racismoPedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarceradaRelator do PL contra casamento LGBT: "Tenho amigos homossexuais"Globo escala atriz trans negra para protagonizar série de terror Casal cria projeto que ajuda LGBTs a terem filhos por barriga de aluguelJovem de BH viraliza ao contar que 'finge de hétero' quando vai ao mecânicoBH recebe evento internacional sobre inclusão na educação'Não é doença': conheça a luta pela despatologização da transexualidadePor que relações gays de séculos atrás alimentam a literatura escrita até hoje“A razão pela qual senti que precisava muito dizer algo foi porque, particularmente desde que terminei "Potter", conheci tantas crianças e jovens queer e trans que tinham uma enorme identificação com Potter. E vendo eles sendo machucados, queria que soubessem que nem todos na franquia pensa assim. E isso foi muito importante”, disse.