A Happy Feet Jazz Band e o grupo de bailarinos do BeHoppers são os convidados da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico para celebrar o Natal em duas noites de dança e música. As apresentações estão marcadas para sábado (21) e domingo (22), no Palácio das Artes.
Sílvio Viegas e Lara Tanaka regerão, respectivamente, a orquestra e o coral. Os arranjos foram criados por Fred Natalino, pianista da Happy Feet e integrante da Sinfônica. O repertório reúne vários clássicos, a começar da tradicional Jingle bells, além de Santa Claus is coming to town, Baby it's cold outside e Let it snow.
De acordo com a maestrina Lara Tanaka, os arranjos de Fred Natalino oferecem “uma leitura peculiar” do repertório de Natal. Ele conta que se baseou em gravações de Ella Fitzgerald, Louis Armstrong e Dean Martin, entre outros destaques do jazz. “Tivemos a imensa honra de sermos convidados pela Sinfônica para realizar esse espetáculo em conjunto”, diz o pianista e arranjador.
Além de Fred, a Happy Feet Jazz Band conta com Fernanda Rabelo (vocal), Marcelo Costa (vocal e trompete), Yan Vasconcelos (contrabaixo) e Bo Hilbert (bateria). O grupo vai tocar standards do jazz, além das canções de Natal.
“Geralmente, tocamos canções das décadas de 1930 a 1950, quando o mundo dançava e curtia o jazz e a música popular norte-americana”, diz Marcelo Costa. “Nosso repertório é amplo, formado tanto por músicas suaves quanto por canções alegres e vibrantes, boas para dançar.”
O trompetista comemora a chance de reunir no palco Happy Feet, Coral Lírico, Sinfônica e os dançarinos do grupo BeHoppers. “Será muito legal. Vamos tocar clássicos de Natal norte-americanos orquestrados de forma muito bacana.”
Lara Tanaka e Silvio Viegas farão “dobradinha” especial. “O público poderá ver os dois maestros no palco ao mesmo tempo, o que é muito interessante. Aliás, todos estarão ali na maior parte do espetáculo”, conta a maestrina.
De acordo com ela, o concerto de Natal é um desafio para o Coral Lírico. “Para os nossos cantores, é muito mais fácil interpretar uma ópera italiana, linguagem próxima deles, que têm formação de canto lírico. Cantar jazz, com sua harmonia toda fechada, é muito mais difícil”, explica Lara, prometendo noites especiais ao público.
CONCERTOS DE NATAL
Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes. Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400. Sábado (21), às 21h, e domingo (22), às 19h. R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).