A cervejaria belgo-brasileira InBev anunciou nesta terça-feira que concluiu a compra da americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, em uma operação que totalizará US$ 52 bilhões e criará o maior grupo de cerveja do mundo.
A combinação das duas empresas "cria o líder global no setor de cerveja e uma das cinco maiores empresas de bens de consumo", afirmou a Inbev em comunicado.
A operação é "uma transação histórica", afirmou o executivo-chefe da InBev, Carlos Brito. Para ele, o sucesso da operação virá da integração das marcas e métodos de trabalho das duas companhias.
A compra, que custará à InBev US$ 70 por ação, foi concluída depois que os acionistas das duas companhias aprovaram o negócio.
Os acionistas da Anheuser-Busch aceitaram o acordo no último dia 12, e o Departamento de Justiça dos EUA deu seu aval no último dia 14.
Segundo os termos do acordo, o novo grupo passará a se chamar Anheuser-Busch InBev, a fim de "manter a herança e tradições" da companhia americana.
A Anheuser-Busch manterá sua sede de Saint Louis, em Missouri, que por sua vez se transformará na base de operações de todo o grupo para a América do Norte.