PEQUIM - A China começará, de forma experimental, a pagar na sua moeda, o iuane, os intercâmbios comerciais de certas regiões com alguns países vizinhos, anunciou o jornal oficial "China Daily" nesta quinta-feira.
Até agora, o comércio exterior chinês era realizado em euros, ou dólares, mas a China está preocupada com as possíveis flutuações da moeda americana.
O novo programa piloto foi decidido na quarta, em uma reunião do governo, e é o "primeiro passo para a transformação do iuane em uma moeda internacional", destacou o jornal, publicado em inglês.
Por enquanto, o pagamento em iuanes será aplicado apenas às trocas entre duas das principais regiões industriais: o delta do rio Yangtze e do rio Zhujiang, Hong Kong e Macau.
Duas províncias do sul e do sudoeste, as de Guangxi e Yunnan, também terão direito a se servir do iuane para comercializar com os membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) - Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Laos, Mianmar e Camboja.