O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa a partir desta sexta-feira da reunião do grupo que reúne as maiores economias mundiais, o G20. O encontro ocorre em Paris e continua até o domingo.
Nesta sexta-feira, Mantega participa de discussões do quadro de avaliação mútua e será recebido pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Paralelamente ao encontro do G20, vai ocorrer reunião entre os ministros da área econômica do Brasil, da Rússia, Índia e China (países que integram o Bric) com o objetivo de discutir propostas a serem levadas às mesas de trabalho do G20.
No sábado, serão discutidas questões sobre a reforma do sistema monetário internacional, commodities (matérias-primas com cotação em bolsas de valores), economia global e estrutura para o crescimento.
Na última terça-feira, Mantega afirmou à imprensa internacional que o Brasil vai defender o livre comércio de commodities e vai se opor a qualquer esforço para adotar mecanismos de controle ou regulação sobre os preços praticados no exterior.
Na reunião do G20, o ministro vai defender o estímulo ao aumento da produção para assegurar preços acessíveis. Outro assunto de interesse do governo brasileiro é a questão cambial.