A brasileira TAM encomendou 32 aviões modelo A320 da fabricante europeia Airbus, incluindo 22 na versão A320neo, um modelo mais eficiente em termos de gasto de combustível, convertendo-se assim no primeiro cliente latino-americano desse aparelho, anunciou nesta segunda-feira o construtor europeu Airbus.
Segundo a Airbus, os aparelhos A320neo devem começar a ser entregues em 2016. O novo modelo proporciona uma economia de até 15% no consumo de combustível em relação às aeronaves tradicionais.
A Airbus não divulgou o valor da compra, mas de acordo com os preços de catálogo do fabricante, apenas o lote de 22 A320neo teria custado mais de dois bilhões de dólares. O comunicado da Airbus destaca que o A320neo virá
Ao longo de um ano, isso equivale a menos 3.600 toneladas de dióxido de carbono emitidas por aeronave. A TAM assinou um protocolo de acordo para a compra dos aviões, apresentados pela Airbus como "ecologicamente eficientes".
"Estes novos A320 permitirão à TAM reduzir seus custos de operação e melhorar seus resultados em termos de meio ambiente", explicou Líbano Barroso, diretor executivo da companhia aérea, maior cliente da Airbus no Brasil.
John Leahy, diretor comercial da Airbus, estimou que, com esta aquisição, "a TAM poderá se beneficiar do esperado crescimento do tráfego aéreo no Brasil por ocasião da Copa do Mundo de futebol (em 2014) e dos Jogos Olímpicos (2016)". A frota de aeronaves da Airbus em operação na América Latina duplicou nos últimos cinco anos, com mais de 550 aviões vendidos, e representa mais de 60% do total na região.
Com esta compra, a TAM coloca em prática uma estratégia de renovação de sua frota, cuja meta é operar apenas com aviões com menos de seis anos de uso. A TAM também adquiriu aeronaves da fabricante americana Boeing (dois B777 para viagens de longa distância), ao custo de 568 milhões de dólares e com a opção de compra de mais dois aviões.
A companhia brasileira também anunciou nesta segunda-feira um lucro líquido de 637,4 milhões de reais durante 2010 (US$ 362,3 milhões de dólares ao câmbio médio do ano), una forte diminuição de 48,9% sobre no ano anterior. A empresa assinalou ainda que, no final de 2010, dominava 42,8% do mercado doméstico brasileiro, transportando um total de 34,5 milhões de passageiros.