Faltando pouco mais de um mês para a entrega das propostas para a concessão do trem-bala, marcada para 11 de abril, prefeitos e governos estaduais decidiram dar um empurrão para o projeto sair do papel. Em evento realizado nessa terça-feira, em São Paulo, representantes de 17 municípios que serão cortados pela ferrovia e secretários de Transportes dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro apoiaram publicamente a construção do empreendimento, que vai ligar Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na avaliação deles, a implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV) trará enormes benefícios para as cidades, que receberão investimentos bilionários, além
Ele sugeriu ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que a atual estação Barra Funda seja uma parada do trem-bala. Figueiredo afirmou que vai avaliar a proposta, mas que a decisão final será tomada pelo consórcio que vencer a concessão do TAV.
A proposta de Kassab foi apoiada pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes. Ele destacou que há a possibilidade de “engatar novos projetos ao TAV”. “Se continuar no Campo de Marte, poderíamos fazer um ramal para ligá-lo ao metrô. Se for na Barra Funda, o problema já estaria resolvido.” Outro entusiasta do projeto é o secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes. Ele contou que tem recebido empreendedores de todo o Estado empolgados com o trem-bala. “O projeto vai transformar o Rio de Janeiro.”