A China registrou em fevereiro o primeiro déficit comercial desde março de 2010, a 7,3 bilhões de dólares, informou nesta quinta-feira o governo. As exportações chinesas aumentaram apenas 2,4%, em ritmo anual, em fevereiro, a 96,74 bilhões de dólares.
As importações da segunda maior economia mundial aumentaram 19,4% no mesmo período e alcançaram 104,04 bilhões de dólares. "As férias do Ano Novo lunar (3 de fevereiro) geraram um déficit comercial de 7,3 bilhões de dólares", afirma um comunicado oficial.
Exportações e importações são tradicionalmente maiores em janeiro que em fevereiro, quando a atividade econômica registra uma desaceleração em consequência do Ano Novo chinês. O ministro do Comércio, Chen Deming, declarou recentemente que a China poderia registrar um déficit comercial este ano porque "várias incertezas no cenário internacional" poderiam conter a demanda de produtos chineses.
Nos dois primeiros meses do ano, as exportações subiram 21,7% e as importações 41,2%, segundo o governo. Em 2010, a China registrou um excedente comercial de 183,1 bilhões de dólares, equivalentes a 6,2% do volume total de seu comércio exterior.