A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) foi de 0,48% na primeira prévia de março, segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O resultado indica uma desaceleração ante a taxa de 0,66% registrada em igual prévia de fevereiro. A taxa anunciada hoje ficou abaixo do piso das estimativas dos analistas do mercado financeiro, que esperavam uma elevação de preços entre 0,51% e 0,90%. A mediana das previsões estava em 0,63%.
A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M. O Índice de Preços por Atacado - Mercado (IPA-M) teve alta de 0,56% na primeira prévia de março, em comparação com a alta de 0,76% na primeira prévia de fevereiro. O Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M) apresentou alta de 0,35% na prévia anunciada hoje, após subir 0,45% na primeira prévia de fevereiro. Já o Índice Nacional do Custo da Construção - Mercado (INCC-M) teve alta de 0,23% na primeira prévia deste mês, após registrar aumento de 0,52% na primeira prévia de fevereiro.
O IGP-M é bastante usado para reajustes de preços do aluguel. Até a primeira prévia de março, o índice acumula alta de 2,29% no ano e de 10,79% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de março foi de 21 a 28 de fevereiro.