O grupo espanhol líder mundial do setor têxtil Inditex, que comercializa a marca Zara, registrou um aumento de 30% dos lucros em 2010, impulsionado principalmente por sua expansão pelo continente asiático. O lucro líquido da companhia chegou a 1,732 bilhão de euros, o que representa um cresceimento de 32% a ritmo interanual, segundo um comunicado do grupo divulgado nesta quarta-feira.
O volume de vendas alcançou 12,527 bilhões de euros - uma alta de 13% - e seu excedente bruto de exploração (Ebitda) subiu 25%, a 2,966 bilhões de euros. O anúncio dos lucros foi bem recebido na bolsa, e as ações da Inditex subiam 5,7% (57,03 euros) na manhã desta quarta-feira, em um mercado que opera em leve alta (0,36%).
A Inditex, que em 2010 superou a marca de 100.000 funcionários em todo o mundo, possui atualmente 5.044 lojas em 77 países com as marcas Zara, Pull and Bear, Bershka e Massimo Dutti. A Ásia, onde no ano passado foram inauguradas 160 novas lojas (mais de um terço do total), representa atualmente 15% das vendas da Inditex, contra 12% um ano atrás.
A Inditex já está presente em 30 cidades chinesas, e prevê chegar a 42 este ano. Na Índia, onde as primeiras lojas foram abertas no ano passado, a companhia pretende inaugurar novos pontos de venda nas cidades de Nova Délhi, Mumbai, Bangalore e Pune.
INDITEX DA ZARA