A relação entre o empreendedorismo e o mundo acadêmico foi tema de reunião entre o Sebrae e representantes de universidades públicas e privadas de todo o país, na manhã desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. Mais de 40 participantes, entre eles, reitores, pesquisadores e professores, bem como representantes de incubadoras de empresas, do BNDES, Capes e Ipea discutiram propostas para ampliar e intensificar as parcerias entre o Sistema Sebrae e a academia. O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destacou a importância da interação e da troca de experiência e conhecimento entre a instituição e as universidades. “Queremos evoluir na construção de uma agenda conjunta voltada para a educação empreendedora”, ressalta.
O evento tratou ainda da publicação de livros de interesse de micro e pequenas empresas, bem como o empreendedorismo na sala de aula e a realização de projetos de pesquisa para avaliação dos produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae. “Esperamos conceber um roteiro concreto e objetivo de trabalho para nos guiar ao longo deste ano”, diz o diretor do Sebrae, ao lembrar que esse encontro é uma evolução frente à primeira reunião em junho de 2010.
À época, o Sebrae foi ao encontro do mundo acadêmico para a troca de informações sobre suas realizações no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, voltados à inovação, empreendedorismo e assuntos de interesse das micro e pequenas empresas. “Agora, com o conhecimento recíproco, vamos aprimorar nossas atividades e construir novas parcerias”, enfatizou.
A jornalista viajou a convite do Sebrae