A Bolsa de Nova York fechou sem direção clara nesta quinta-feira, à espera de dados mensais de emprego nos Estados Unidos, diante de indicadores mistos que não conseguiram inclinar a balança: o Dow Jones perdeu 0,25%, mas o Nasdaq ganhou 0,15%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 30,88 pontos, a 12.319,73 pontos, enquanto o Nasdaq, de alto componente tecnológico, ganhou 4,28 pontos, a 2.781,07 pontos. O índice ampliado Standard & Poor's 500 caiu 0,18% (2,43 pontos), a 1.325,83 pontos.
"O mercado buscou uma direção hoje, mas realmente nenhuma notícia fez inclinar em um sentido ou no outro", afirmou Andrew Fitzpatrick, da Hinsdale Associates.
"Os investidores esperam com impaciência os dados mensais de emprego", que serão publicados na sexta-feira, antes da abertura da bolsa, informou o analista.
Os índices refletiram a indecisão do mercado ao longo de toda a sessão, apesar de não se afastarem muito do ponto de equilíbrio. Deste modo, encerraram de forma ambígua um trimestre notável, durante o qual o Dow Jones registrou sua melhor performance em um primeiro trimestre desde 1998 (+6,4%).
"Os sinais de um crescimento econômico foram ofuscados pela tragédia japonesa, pela crise da persistente dívida na zona do euro e os problemas no Oriente Médio", afirmaram analistas da Charles Schwab.
Os investidores mantiveram, no entanto, a cautela antes do informe sobre o emprego, na presença de indicadores inconclusivos publicados nesta quinta-feira. As inscrições de seguro-desemprego caíram pela terceira semana consecutiva, mas as ordens industriais registraram uma queda inesperada.
O mercado de títulos públicos subiu levemente. O rendimento dos papéis do Tesouro de 10 anos caiu para 3,454% contra 3,455% na noite de quarta-feira, e os títulos de 30 anos para 4,508%, contra 4,523%. O rendimento dos papéis evolui no sentido oposto a seus preços.