A equipe chilena,Tokavuela, formada por três estudantes de engenharia e um de direito, venceu o Desafio Sebrae Internacional 2010, na noite da última quarta-feira, na zona sul do Rio de Janeiro. O Chile conquistou o primeiro título do jogo virtual, que estimula o empreendedorismo e proporciona o intercâmbio cultural entre universitários de países vizinhos. Participaram da competição, estudantes entre 18 e 22 anos, do Chile, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. O investimento para o Desafio Sebrae 2010 foi de R$ 11 milhões e a expectativa de investimento para a edição 2011 é a mesma.
A equipe brasileira, representada por estudantes pernambucanos, ficou em quinto lugar no jogo, que teve como tarefa esse ano, a administração de uma fábrica de instrumentos de percussão. Pressa e afobamento prejudicaram os brasileiros, segundo avaliação do estudante Lourinaldo Rodrigues. “A equipe trabalhou muito unida, mas cometeu equívocos na reta final por causa da pressão. Mas aprendemos a gerenciar uma empresa e isso vale muito para nossa carreira”, ressaltou Lourinaldo.
O estudante de engenharia da equipe chilena, Ulises Hamasaki, contou que a equipe disputou o Desafio Sebrae pela segunda vez e que a experiência é essencial para complementar o conteúdo teórico estudado na universidade. “O jogo estimula o empreendedorismo e nos ensina a pensar rápido e a tomar decisões de mercado em momentos difíceis. A equipe é muito unida e isso nos ajudou a vencer a disputa que foi bem equilibrada. Estou muito satisfeito com a vitória e o aprendizado”.
Durante a cerimônia, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou a importância do intercâmbio de informações entre os estudantes, o que ajuda no processo de estreitamento de relações entre os países. “Vocês participaram de uma experiência rica, que marcará o futuro de todos. Aprenderam o sentido do coletivo, da equipe, das parcerias complementares. É preciso aproximar cada vez mais o mundo acadêmico e empresarial”, afirmou.
O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos reforçou ainda que “a América Latina deixou de sair nas estatísticas apenas com índices de atraso. O aspecto cultural entre os povos e o saber são cada vez mais valorizados”.
Na próxima quarta-feira, começam as inscrições para a 12ª edição do Desafio Sebrae. O tema será administrar uma empresa que produz bicicletas de forma sustentável. Os vencedores receberão como prêmio Ipads, bolsas de estudo a distância na Fundação Getúlio Vargas e uma viagem internacional para a Espanha.
A jornalista viajou a convite do Sebrae