(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falências requeridas sobem pelo 3º mês seguido, diz Serasa


postado em 05/04/2011 15:19 / atualizado em 05/04/2011 15:49

O número de falências requeridas por empresas no Brasil chegou a 172 em março, um aumento de 28,4% em comparação com fevereiro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. O resultado representa a terceira alta mensal consecutiva. Segundo o levantamento, as recuperações judiciais requeridas também cresceram: foram 48 pedidos em março, alta de 50% ante o mês anterior. Já o número de falências decretadas caiu de 64 em fevereiro para 53 em março.

As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos de falência, com 108 requisições, seguidas por empresas de médio porte (33) e grande porte (31). As micro e pequenas empresas também estiveram à frente dos pedidos de recuperação judicial, com 29 solicitações, seguidas pelas de médio porte (13) e grande porte (6).

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2010 e o primeiro trimestre de 2011, o número de falências requeridas caiu de 484 para 437. No mesmo período, as falências decretas recuaram de 186 para 158. As recuperações judiciais solicitadas permaneceram praticamente estáveis, com variação de 105 para 103.


Aperto monetário

Os economistas da Serasa Experian avaliam que as medidas para aperto monetário tomadas neste começo de ano pelo governo federal, como a elevação dos juros e a restrição do crédito, aprofundaram os impactos nas empresas em março. Para a entidade, "o encarecimento do crédito nos principais financiamentos para os negócios (capital de giro, desconto de duplicatas, conta garantida e vendor) tem afetado o custo financeiro das empresas, em um momento de receitas menores."

Para a Serasa Experian, essas medidas criam um descompasso entre receitas e pagamento de dívidas assumidas com fornecedores, investimentos e estoques, o que leva ao aumento das falências requeridas. Os economistas acrescentam que, como as falências decretadas mensalmente não seguem as requeridas, as recuperações judiciais requeridas estão evitando a quebra de empresas.

A pesquisa é construída a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes de fóruns, varas de falências e Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)