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Estado de Minas

Casal vende café embalado para presente

Depois de vencer edital da Finep, empresários fluminenses apostam na sofisticação para comercializar o produto


postado em 11/04/2011 13:37

Café tem sabor apurado e vem numa embalagem artesanal(foto: Regina Mamede)
Café tem sabor apurado e vem numa embalagem artesanal (foto: Regina Mamede)
O Café Cantares prima pela sofisticação. Este apuro é resultado da determinação do casal de produtores Tiago e Maria Tereza Costa, de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, para se diferenciar no mercado. Além de tudo, o café é embalado como um presente.

A qualidade do café é garantida pelo correto manejo especializado do grão Arábica, espécie valorizada pelo sabor e aroma excepcional, que podem ser mantidos intactos por até dez meses graças a uma válvula italiana que lacra a embalagem, impedindo a oxidação. A apresentação do produto resulta de todo um trabalho de identidade visual, que elegeu como tons predominantes o marrom e o laranja. Como charme extra, para ressaltar a suavidade do café, foi escolhido como símbolo da marca o pássaro Uirapuru, cujo canto é comparado ao som de uma flauta.

Com a proposta de investir no conceito de café como presente venceram um edital de inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com apoio da Fundação Bio-Rio, Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, entidade sem fins lucrativos. Com a verba de pouco mais de R$ 60 mil reais, ganharam fôlego para desenvolver toda a concepção do projeto.

Kits diferenciados

Há dois anos, o café começou a ser colocado à venda em pontos-chave como o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim/Galeão e em duas lojas de produtos naturais da cidade. O produto passou no teste. “Percebemos uma reação muito positiva dos consumidores, que ficavam simplesmente encantados com a originalidade do presente”, relata Maria Tereza.

Para agregar ainda mais valor à marca e gerar oportunidade de emprego e renda na região, o casal procurou vários artesãos de Nova Friburgo. O Uirapuru em cristal, chocolates e velas caseiros, saquinhos de juta que revestem a embalagem do café e rendas colocadas nas caixas são exemplos dos kits diferenciados.

Comércio Brasil

Com todo o processo mais amadurecido, eles participaram da 23ª Super Rio ExpoFood, uma das maiores feiras de varejos do país, no final de março, na capital fluminense. Com apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, o café Cantares foi um dos produtos apresentados na Rodada de Negócios, uma das iniciativas do projeto Comércio Brasil, desenvolvido pela instituição para aproximar micro e pequenas empresas dos compradores de porte. Para o casal, o resultado foi além do esperado.

“Ainda não posso adiantar o nome dos quatro grandes grupos que se interessaram em vender o Cantares porque a negociação está em andamento. O que dá para dizer neste momento é que a proposta foi tão boa que nossa produção pode quadruplicar este ano”, festeja Tiago Costa.

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